Com a avalanche de mudanças que rolaram na internet nos últimos 4 anos e o histórico das últimas eleições, muita gente do universo de criação de conteúdo digital tem dúvida sobre o que pode e o que não pode se fazer nessas eleições na hora de postar nas redes sociais. Pensando nisso, a gente convidou o pessoal do InternetLab pra bater um papo sobre isso. Eles vieram com a visão das leis, e a gente entrou com o rolê todo da criação de conteúdo (como, por exemplo, se isso ajuda ou atrapalha a sua carreira de creator) e posicionamento. Durante o talk sobre criação de conteúdo nas eleições, rolaram vários insights que a gente vai resumir aqui: Isso porque, ao produzir um conteúdo, você coloca nele tudo em que acredita. Por exemplo, escolhe uma palavra em vez da outra, escolhe um assunto e deixa outro de lado, levanta certas bandeiras e ignora outras. O silêncio sobre certas pautas, inclusive, também pode ser interpretado como uma posição política. Posicionamento não é sobre votar em um ou outro candidato e, nesse sentido, cada creator precisa entender quais são suas crenças e ter clareza do que quer ou não compartilhar. E aí, meus caros, é muito importante que a gente se mantenha transparente em relação à nossa opinião. Sem isenção impensada ou verdades maquiadas, sabe? Na realidade, isso é o ideal para todes. Como creator, você se coloca no seu conteúdo digital, como falamos acima, e transparece aquilo em que acredita ou não. Nesse sentido, melhor fazer isso de forma consciente, né?É importante entender o que você valoriza, se conhecer, para não abrir mão, porque tá todo mundode olho, né? Seja fiel a você. Assim, antes de falar o que pode ou o que não pode nas eleições, precisamos falar sobre cuidados importantes na hora de criar conteúdo, de seus valores e de algumas ideias pra você se manter num caminho bom: 🗳️ Se conheça e tenha responsabilidade ao divulgar informações: cheque sempre as fontes e não compartilhe fake news 🗳️ Fuja de discurso de ódio, respeite o outro. Agente sabe que às vezes dá aquela vontade de xingar até a quinta geração de algumas pessoas na internet, mas vamos tomar cuidado com o discurso de ódio, tá? Ele é considerado crime pra todos os lados! 🗳️ Entenda o que é e respeite a liberdade de expressão: por mais que você discorde de cada ponto apresentado por outra pessoa, ela tem o direito de emitir opiniões políticas (desde que não fira nenhum direito previsto por lei). 🗳️ Seja transparente em relação às suas ligações políticas, caso tenha, seja com candidatos, com campanhas ou até mesmo com partidos. Você pode falar sobre isso, mas não pode mentir, tá? Aqui, já vamos entrar no campo das leis, tá? Então, anota aí pra não se meter em furada! São 3 principais direcionais pra tomar cuidado, e eles são super claros. Quer fazer propaganda? Apoiar candidatos? Tá permitido, mas sem receber por isso, viu? O conceito de propaganda eleitoral é um pouco diferente do conceito de propaganda no âmbito comercial, e ainda não é muito preciso. Pra você ter bem claro, no caso do marketing de influência, o comercial é configurado pela remuneração (monetária ou não) oferecida a influencers para a emissão de uma opinião ou divulgação de uma opinião ou serviço. Só que a propaganda política fora do perfil de candidates é proibida. Ou seja, é apenas a pessoa candidata que pode fazer. Você pode fazer campanha, sim, apiar quem você quiser, mas não pode receber (dinheiro ou qualquer outra coisa) por isso. Se você estiver participando de alguma campanha ou fizer parte de um partido, e estiver buscando conquistar votos, e você RECEBER por isso, sua manifestação pode deixar de ser considerada propaganda eleitoral paga na internet, prática proibida por lei. Sacou? Do mesmo jeito, se você se manifestar contra um candidato de forma incisiva antes do período permitido para propaganda eleitoral, buscando dissuadir qualquer pessoa eleitora de votar em alguém, sua manifestação pode ser considerada propaganda negativa antecipada. Fez um post falando de um político? Nada de impulsionar. Quem impulsiona post de campanha política é apenas a pessoa que se candidatou. Ou seja, ainda que você faça uma campanha sem receber por acreditar na pessoa, não pode impulsionar, nem que você pague. Ainda configuraria propaganda eleitoral, e segue sendo prática proibida. Isso aqui serve pra vida: não fale contra a existência de uma pessoa, critique uma ação, um ato, sabe? A gente não é contra a existência de ninguém, a gente condena alguams ações que fazem mal pro grupo. Faz diferença, né? Quando falamos de pessoas envolvidas em política e candidatas a cargos, em época de eleições, o caldo engrossa: você pode criar conteúdo criticando ações, porém não pode falar mãl da pessoa, de forma pessoal, tá? Fulano é chato, bobo, feio é coisa da quarta série, você faz melhor que isso! A gente falou bastante sobre a importância de se posicionar e como num talk de julho, sobre eleições e influência, cola lá pra ver! Ficou com dúvidas ainda? Baixe o guia completo do InternetLab e saiba mais sobre o que pode e o que não pode na hora de criar conteúdo em época de eleiçõesO que pode e o que não pode nas eleições? Resumão Creator Talks
O que pode e o que não pode nas eleições? Resumão Creator Talks
Criar conteúdo já é se posicionar
Creators precisam ter cuidado com o que postam e conhecer bem seus valores
Mas, afinal, o que pode e o que não pode na hora de criar conteúdo digital em época de eleições?
1. Creators não podem receber por propaganda política
2. Não pode impulsionar post de campanha
3. Não pode falar mal da PESSOA, mas das ações dela como POLÍTICA