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O que é influência e por que você precisa dela?

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O que é influência e por que você precisa dela?

As redes sociais e a internet nos deram um protagonismo como nunca antes. Queremos contar a história do nosso ponto de vista, a fim de…

O que é influência e por que você precisa dela?

As redes sociais e a internet nos deram um protagonismo como nunca antes. Queremos contar a história do nosso ponto de vista, a fim de reforçar a nossa identidade e nos engajarmos em conversas pautadas por interesses em comum e identificação. A influência nasce dentro desse contexto.

As plataformas sociais se mantêm vivas por conta das conversas que rolam ali, principalmente aquelas que não tinham espaço para acontecer quando o domínio da mensagem estava somente na mão de poucos veículos de mídia de massa, que controlavam a produção, a distribuição e a narrativa das mensagens. Hoje, ser relevante é sobre conseguir engajar comunidades (de todos os tamanhos). E quem é relevante é capaz de influenciar comportamento.

INFLUÊNCIA É SOBRE A CAPACIDADE DE FAZER UMA MENSAGEM CIRCULAR DENTRO DE UM DETERMINADO GRUPO.

Quando falamos de influência, ainda existe uma mentalidade que vem emprestada do mundo da mídia offline, onde audiência e impacto são considerados importantes, em detrimento de métricas que indicam que a mensagem da marca está de fato sendo aceita e se tornando relevante junto à comunidade daquele influenciador. Expor coisas para as pessoas não significa influenciá-las. Portanto, influência não tem nada a ver com números, e sim com Capital Social!


Por que você precisa de influência?

Comunicação se tornou algo muito complexo. A atenção do nosso consumidor é extremamente fragmentada, os anúncios que criamos são bloqueados por eles e, mais importante, eles se tornaram protagonistas de suas jornadas de consumo, informação e entretenimento.

Na Era da Mídia de Massa, era relevante quem tinha muito dinheiro pra comprar alcance e exposição. Hoje, o papel central da mídia é encontrar gatilhos de conversa, tornando a marca relevante quando ela consegue fazer parte de uma comunidade de forma genuína.

Com dinheiro compramos alcance, mas não relevância.

É aí que entra o Marketing de Influência!

Influência é a consequência de um trabalho de criação de conteúdo autêntico, capaz de gerar mudanças de comportamento, ideias e ações, e vai muito além do número de seguidores.. Não é uma modinha que logo irá passar — será um mercado de 20 bilhões de dólares em 2020, de acordo com a MediaKix.


Os 17 passos do Planejamento Estratégico de Marketing de Influência

Falar de profissionalização já se tornou item básico, a discussão agora é: estratégia. Se não sair do tático, não vai muito longe. Pra fazer dar certo, seu planejamento tem que começar na definição do objetivo de negócio da empresa e também da comunicação. O que eu preciso gerar para empresa? Em que momento do funil de compra e da jornada do consumidor estamos e, principalmente, como o influenciador vai me ajudar a entregar esse objetivo? Todo o seu planejamento deve se desdobrar a partir das métricas e KPIs que estão diretamente ligados ao objetivo de negócios.

Aqui na YOUPIX, nós criamos uma metodologia de planejamento de influência em 17 passos, que agora abrimos para que todos possam usar também.

Estude os outros passos. Clique no menu abaixo para ler mais sobre cada um:

  1. Defina objetivos claros
  2. Defina e estude seu target
  3. Defina seu budget
  4. Defina objetivos mensuráveis
  5. Defina a estratégia de redes
  6. Mapeie as conversas do seu target
  7. Defina sua narrativa
  8. Parta para criação
  9. Mapeie os influenciadores
  10. Estude os influenciadores
  11. Defina e contrate os influenciadores
  12. Prepare o briefing
  13. Comece a produção
  14. Publique \o/
  15. Amplifique e otimize
  16. Mensure e analise
  17. Retroalimente

+Bônus Track:

  • Baixe este guia completo em pdf, aqui.
  • Em qual estágio de maturidade a sua empresa está? Clique aqui pra usar nossa calculadora online e obter um Score de maturidade de influência. [em breve]

Esperamos que esse conteúdo possa te guiar para uma fase de amadurecimento do seu trabalho.


Quer saber mais sobre como usar essa metodologia? Então vem pro nosso curso de planejamento de influência. No Influencer Marketing Program nós ensinamos esses 17 passos em detalhes, com folhas de trabalho e em um formato onde você aprende resolvendo um briefing de influência real de uma marca. Clique AQUI e se inscreva!

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