YOUPIX BUILDERS 2018
YOUPIX BUILDERS 2018
As 10 pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital no Brasil

Por Amanda Costa, Communit Manager da YOUPIX
Não há como negar que 2018 foi um ano intenso em diversas áreas, inclusive no digital. Percebemos uma mudança de comportamento das pessoas e a forma como passamos a interagir com o mundo: através da câmera dos nossos celulares, que está moldando a sociedade e todas as coisas ao nosso redor. E não é para menos, já que mais da metade da população mundial esteve conectada pela primeira vez na história. Um grande passo que marca uma sociedade de informação global mais inclusiva.
Esse ano, vimos um mercado mais maduro e efervescente que conhece melhor os hábitos da audiência, especialmente da geração Z e da sua relevância. Plataformas passaram a entender e aprofundar a pertinência da comunidade para criação de conteúdo original nativo e criativo, além de creators e influenciadores se vendo como empreendedores.
Social Video foi o centro de tudo, representando 80% do conteúdo que consumimos online. O mundo ficou vertical! No Instagram, esse formato cresceu 15x mais rápido do que a timeline. Em uma pesquisa da Trailer Park, 59% dos consumidores diz se irritar quando precisam virar o telefone na horizontal, e 35% diz ter seu celular trancado no modo vertical.
E por falar em Instagram, a rede social bombou e anunciou a marca de 1 bilhão de usuários mensais. Porém não foi um ano fácil para o Facebook, que teve uma série de escândalos no decorrer de 2018.
See Instagram ‘Crise do FB’ highlights from YOUPIX (@instayoupix)www.instagram.com
Muita coisa marcou o ano! A média que um adulto gastou com algum dispositivo digital foi de 6 horas por dia. Com isso, também acompanhamos um aumento significativo em creators com burnout.
“Young people can have a real impact on the world. Technology is empowering young people, they are able to express themselves in a way they never could before” (Ray Kurzweil)
Vimos a ascensão da Realidade Aumentada, tecnologia que você nem percebe, mas usa TODO SANTO DIA, democratizada e imperceptível em filtros, lentes, bitmojis e memojis que usamos diariamente para interagir em redes sociais. E não para por aí, essa tecnologia ainda vai continuar bombando em 2019 ( um mercado que vai chegar a 90 bilhões de faturamento até 2022).
Não podemos deixar de citar a onda de Fake News que vivenciamos com as eleições. O trabalho de restaurar a confiança se torna árduo no próximo ano, em uma era onde a reputação e transparência são as novas moedas.

Com isso, a checagem de fatos tornou-se ainda mais essencial. Hoje com manifestações como deep fakes, fica difícil até para jornalistas verificarem o que aconteceu e o que não aconteceu.
“Estes tempos estão dando ‘uma nova energia e fôlego’ a quem trabalha na mídia, forçando a sua reinvenção e o desenvolvimento de novas estratégias de fidelização e rentabilização”. Confiança é a resposta para um “jornalismo doente”— Katherina Borchert, Mozilla.
Algumas mídias de jornalismo e veículos de comunicação se destacaram em 2018 e merecem todo nosso reconhecimento, São elas:
UFA! Que ano!
Não existe mais limites entre o offline e online. A internet deixou de ser uma via marginal para se tornar realmente a estrada principal, já que está quase tudo integrado, seja nas relações, no comércio e em grande parte de nossas vidas. Saímos da era da “social media” (broadcast) e entramos na da “social network” (conversas). Conteúdo, serviço e comunicação se misturam para entregar valor e relevância para as pessoas e consumidores.
Comunidade. Autenticidade. Propósito. Confiança. Experiência. Diversidade. Foram as palavras-chave para todo o ecossistema digital.
Teve muita gente que produziu conteúdo relevante na Internet esse ano. Além de marcas e profissionais que estão fazendo a nossa indústria crescer e se profissionalizar. Como já virou tradição aqui no YOUPIX, não podemos deixar de enaltecer estas pessoas que fizeram a diferença em 2018.
Veja a seguir a lista dos Builders 2018, com 10 dos profissionais que consideramos ter feito um trabalho essencial para a indústria e que estão ajudando a construir o mercado de entretenimento e comunicação digital.

Ana Paula Xongani
Estilista, empresária de moda e criadora de conteúdo, Xongani fala sobre moda e estilo afro-brasileiro, militância, beleza, feminismo negro, empoderamento e os desafios do empreendedorismo negro no Brasil em seu canal no YouTube. Esse ano ela se reuniu com outros 24 criadores de conteúdo no Coletivo Influência Negra: uma plataforma racial com o intuito de aumentar a visibilidade de figuras negras na internet. O coletivo surgiu após a Colgate anunciar um time de 11 influenciadores que continha apenas uma pessoa negra. A Colgate deu uma resposta oficial em sua conta no Instagram, informando que expandiria a equipe de embaixadores, com Xongani, que entrou como um das influenciadores da marca. Ela também participou de uma discussão promovida pelo Google sobre a participação de pessoas negras no marketing digital e iniciou uma parceria com o canal Tastemade, em que ensina receitas de pratos afro-brasileiros. Foi capa da Você S/A, maior revista de carreira e finanças pessoais do país e uma das vencedoras na 2ª edição do Creators Boost 2018 e 2º lugar no Creators Pitch, ambos do YOUPIX.

Banco Bradesco
Já citamos o Bradesco aqui outras vezes, visto que o banco se tornou uma referência para marcas no que se refere ao trabalho com influenciadores. Liderado por Marcelo Salgado (Gerente de Comunicação) e Nayara Ruiz (Gerente de Redes Sociais), o Bradesco tem trabalhado com criadores de conteúdo de um jeito muito especial, dando liberdade para eles criarem e focando em creators de nicho com relevância, sempre com muita diversidade e um olhar profundo para o humano. Esse ano, foi lançado o InovaBra, um espaço de inovação, localizado em São Paulo, dedicado à geração de negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas, projeto idealizado pelo Luca Cavalcanti (diretor de Pesquisa, Inovação e Canais Digitais do Bradesco). Além de um espaço para creators, com muitos deles já alocados lá, usando o estúdio tanto para produção de podcast quanto para vídeo.

Fátima Pissarra
É diretora geral de operações e sócia na Music 2, empresa que foi representante da Vevo no Brasil por 8 anos, e hoje uma das maiores empresas do Brasil de soluções 360° em música e entretenimento para marcas. Ela também opera a Mynd8, empresa de agenciamento artístico de talentos para o mercado publicitário. Sempre envolvida em áreas de inovação e empreendedorismo, ela desenvolveu novas linhas de negócios dentro da área de música e entretenimento e é hoje uma das grandes referências nesses setores.

Lu do Magalu
O Brasil é reconhecido como pioneiro em diversos aspectos da cultura digital e a Lu é mais um de nossos grandes troféus mundiais nessa área. Enquanto só agora grandes marcas globais começam a testar avatares como influenciadores, o Magazine Luiza já tem a L
u há mais de 18 anos. Nascida como um desenho animado, hoje a Lu é uma avatar em 3D que conta com uma equipe de cerca de 30 pessoas por trás e milhares de fãs que conversam com ela sobre tecnologia, sofrem junto com a eliminação da Copa, apoiam causas sociais, dão match no Tinder a até mesmo são repreendidos por assédio. Ela também se posiciona contra violência doméstica e faz campanha de prevenção ao câncer de mama. Muito do que grandes marcas vão viver daqui pra frente com influenciadores virtuais já está sendo mapeado e resolvido pela equipe da Lu. Ela ganhou o Play de Ouro e hoje é protagonista do maior canal de varejo do mundo no Youtube. Lu é autoridade quando o assunto é tecnologia e está se tornando uma das creators virtuais mais relevantes nas redes sociais.

Luciana Pimentel
É empresária artística, formada em comunicação social. Começou a trabalhar em agências de atores em 2001 e desde então atende os principais veículos de comunicação do país. Foi coordenadora da agência do diretor Wolf Maya por 6 anos, onde desenvolveu um casting com mais de 3 mil atores profissionais e centenas de campanhas realizadas, além de grande rede de relacionamento junto a empresas anunciantes. Atualmente, como agente de creators, ela se dedica a gerir a carreira de um seleto grupo de artistas engajados em criar diálogos construtivos rumo à mudança para um mundo melhor e está estudando e criando novos métodos para o aperfeiçoamento e crescimento do trabalho de criadores de conteúdo.

Nathalia Arcuri
É jornalista, educadora e conhecida pelo canal Me Poupe! no YouTube, pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro, atualmente o maior canal sobre finanças do mundo. Todos os meses, o Me Poupe! impacta diretamente 8 milhões de pessoas através do Canal no Youtube, blog, redes sociais próprias e Programa de Rádio comandado pela própria Nath na Rádio 89 FM. Hoje, além de ser o rosto e a voz do Me Poupe!, Nathalia Arcuri, considerada a mulher mais influente da internet brasileira (IPSOS 2017), é a CEO da empresa e busca diariamente novas maneiras de impactar mais pessoas, democratizar o planejamento financeiro pessoal e os investimentos no Brasil. Em maio desse ano ela lançou o primeiro livro pela Editora Sextante, “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, que chegou às livrarias com a missão de oferecer uma ferramenta de baixo custo e alto impacto na vida financeira pessoal de qualquer cidadão. O livro rapidamente se tornou um best seller e entrou no topo da lista dos mais vendidos do país. Nathalia também foi uma das brasileiras a compor o YouTube Rewind 2018.

Rosa Luz
Rosa é artista, cantora de rap, ativista trans e criadora do Barraco da Rosa, no YouTube. Em seus vídeos, costuma falar sobre transsexualidade, racismo, questões sociais e culturais, além de compartilhar pedaços de sua vida e suas músicas. Esse ano ela protagonizou uma das campanhas da Avon e recebeu o prêmio especial de atriz no filme “Estamos Todos Aqui”, de Rafael Mellim e Coletivo Bodoque (SP), no 29º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Rosa também foi vencedora do 2º ciclo do Creators Boost 2018.

Spartakus Santiago
Spartakus é youtuber, apresentador e ativista negro e LGBT. Em seu conteúdo, ele busca descomplicar textões e combater o racismo e a LGBTfobia e fala também sobre desigualdade racial, colorismo, apropriação cultural, entre outros e utiliza uma linguagem didática para debater esses temas. É formado em Publicidade pela UFF e em Direção de Arte pela Miami Ad School Rio/Nova York. Como criativo, trabalhou na Ogilvy Nova York e na Globo. Agora, ele é apresentador do Cineclube Futura.

Quebrando o Tabu
A página foi criada em 2011 para a divulgação do documentário dirigido por Fernando Grostein, com o mesmo nome, em que trata sobre a temática da legalização da maconha. Em 2013, em parceria com Guilherme Melles, a página foi reativada, e hoje se coloca no campo progressista, tratando de temas como feminismo, racismo, homofobia e violência policial, mas dialoga com o campo liberal no âmbito econômico. Atualmente, a página conta com quase 10 milhões de seguidores no Facebook e chegou à TV como uma série documental no GNT, onde propõe um debate sério e bem informado sobre os assuntos mais complexos da atualidade, além de um canal no YouTube, com conteúdo extra para aprofundar os debates.

Toda Grandona
O Toda Grandona é o primeiro coletivo Body Positive do Brasil. O hub é composto pelos youtubers Alexandra Gurgel , Bernardo Boechat e Caio Cal, além da publicitária Juliana Rangel e o diretor criativo Ricardo Lima. Focado no Body Positive, a Toda Grandona, conta com uma marca de roupas plus size e festas de celebração de corpos gordos do país. É um local seguro para que pessoas possam se expressar sem julgamento e com orgulho de quem são e de seus corpos.