Creator as business

Creator Economy

Educação

Estudos

Marketing de influência

Tendências

O que a gente tem que fazer para que nossa indústria seja levada à sério?

Compartilhe

O que a gente tem que fazer para que nossa indústria seja levada à sério?

Carta de abertura do YOUPIX Summit 2019

O que a gente tem que fazer para que nossa indústria seja levada à sério?

Carta de abertura do YOUPIX Summit 2019

Bia Granja abre o YOUPIX Summit 2019

Carta escrita pela Bia Granja para a abertura do YOUPIX Summit 2019

Não sei se vocês estão sentindo isso, mas já faz um tempo que eu acho que está acontecendo alguma coisa bem MALUCA no nosso mercado.

Sabe quando você faz uma reunião ou está em algum evento, tipo o YOUPIX Summit, e tudo faz sentido, está tudo bem, pessoal está empolgado, os diálogos estão todos certos mas mesmo assim, sei lá, você sai dali com uma pulga atrás da orelha? Uma coisa que te diz que talvez as coisas estejam todas CERTAS DEMAIS e isso não está certo?

Pois é… Já faz mais de 13 anos que estou andando por esse mundo digital fazendo YOUPIX e eu só senti isso uma ÚNICA vez há 5 anos. Mas foi tão forte e tão palpável, que eu acabei mudando TUDO TUDO TUDO na YOUPIX.

Foi em 2014! A gente deixou de fazer uma festa divertida da internet, conhecida com a fase do Xou da Xuxa da Internet… e entrou nessa fase aqui de hoje.

Se lá no começo a gente fazia festa. Agora a gente potencializa a diversidade, ajuda pessoas e empresas a terem suas vozes ouvidas e contribui pra construção de uma nova economia.

Em 2014 eu senti essa força me puxando pra alguma coisa nova.

E agora eu acho que a gente está nesse momento DE NOVO.

Estamos à beira de uma grande mudança, uma consolidação, um salto de desenvolvimento do nosso mercado.

O que estou vendo agora é que está todo mundo passando por um momento importante de auto-conhecimento e de reconhecimento de seus papeis dentro da indústria.

Com isso, as práticas, os propósitos, os processos, os negócios e principalmente as pessoas (a coisa mais importante) vão sendo provocados e questionados.

Se a gente fala de influência hoje, a gente quer saber o que de fato ela é e pra que serve. Qual é o futuro desse mercado que muita gente ainda insiste em dizer que é modinha? Temos casos e mais casos querendo mostrar que a bolha tá estourando. Eu quero mais é que ela estoure mesmo! Porque esse modelo que vinha sendo vendido e sustentado já não faz mais sentido no mundo hoje.

A gente tem que deixar esse modelo pra trás se quisermos ser reconhecidos como indústria e pleitear uns bons nacos das verbas de publicidade, e aqui eu to falando de dinheiro de 10 dígitos. Vou dar um momento para você fazer a conta.

O que a gente tem que fazer para que nossa indústria seja levada à sério?

Influenciador digital que insiste em monetizar sua vida e só promove coisas de outras empresas está ficando pra trás. Esse trem partiu. Ninguém aguenta mais.

Pela nossa própria sanidade mental, estamos buscando modelos mais sustentáveis de interação online, de exposição, dessa relação público-privado.

É a primeira vez que vejo a gente questionando EM ESCALA e pensando sobre o uso desse meio digital, que tanto nos deu e agora tanto tira.

Foi o digital que deu pra gente esse protagonismo e essa autonomia em relação às nossas jornadas de informação, de conhecimento, de consumo. E isso é foda, porque transformou nossa relação com as instituições que sempre MANDARAM nessas três instâncias: a Mídia, a Academia e as Marcas.

O que significa fazer comunicação nesse cenário? Será que dá pra falar sobre comunicação sem falar de relevância? De propósito? Posicionamento? Comunidade? Verdade?

O digital está pedindo pras marcas pararem de só emitir mensagem pra fazer parte da conversa. Como as marcas podem agregar valor à um contexto mais amplo de sociedade hoje?

Essas são todas perguntas que eu me fiz esse ano, durante quase 2 meses de viagem pelo mundo todo, quando fui em busca de modelos pra nossa indústria. E são essas perguntas que eu trouxe pro conteúdo do YOUPIX Summit hoje, pra gente debater JUNTOS e combinar novos valores e práticas pra gente mesmo.

Que o YOUPIX Summit seja a oportunidade que a gente precisa pra tomar consciência e se apropriar dos nossos papeis… pra que a gente cresça de um jeito foda e que inclui todo mundo.

A gente não pode deixar ninguém pra trás!

Tá a fim de fazer isso com a gente? Então bora dar o nosso melhor nesse evento hoje.

Está aberto oficialmente o YOUPIX Summit 2019!

Conteúdos relacionados

“Arrume-se comigo para um dia na minha faculdade de influencer”. Com biquinho e a profundidade de um pires, uma jovem mostra o banheiro instagramável, a fileira de ringlights, os “colegas” influencers e uma porção de clichês que fazem com o que nosso mercado, que tem tanto potencial, e tantos Creators incríveis, seja reduzido a uma […]

O desconforto ao ouvir repetidas vezes, pelo menos no último ano, que “o mercado de influência está saturado” nos provocou a provar nossas constatações e teses através de dados. E, para a surpresa de alguns, eles dizem exatamente o contrário: a influência nunca esteve tão consolidada. Em parceria com a Nielsen, desenvolvemos uma pesquisa que […]

O SXSW 2025 trouxe insights decisivos para marcas e creators que buscam se destacar em um cenário digital cada vez mais dinâmico e competitivo. Aqui estão as principais – com dicas para implementar agora mesmo. Austin, Texas – Essa foi minha segunda vez em Austin e, desta vez, me preparei para absorver ao máximo os conteúdos e escrever […]